Ação para potencialização

Ação para potencialização

Existem aves migratórias que cruzam os céus em forma de “V”. Diz-se que os movimentos daquelas que vão à frente potencializam as que vêm atrás; aquela que se afasta do grupo sente a resistência do ar e retorna para fortalecer-se na companhia das demais. Parece que o poder de voo cresce ao se moverem juntas.

Em uma colmeia, inúmeras abelhas dividem suas tarefas de modo organizado e solidário; e como elas, também as formigas formam equipes muito eficientes, pois cada uma assume seu papel em coordenação com as demais.

O homem integrado a esses exemplos da natureza também privilegia a ajuda mútua em proveito do todo, porque reconhece que dela é parte. É parte e é todo na organização do trabalho.

Sua capacidade de inovação transcende fronteiras e, na era digital, uma infinidade de ferramentas agrega o trabalho colaborativo, voluntário, e as disponibiliza para milhões de pessoas em um só clique. Um conceito diferente de aprendizagem em que a informação compartilhada enriquece a construção coletiva de conhecimentos.

Parece que, ao fazermos algo juntos, o trabalho assume outro significado, sua força aumenta, se potencializa, graças à ação de muitas mãos unidas que contribuem para a realização de um objetivo comum.

A atitude colaborativa é uma das bases das atividades realizadas na PRÓ-VIDA. Cada pessoa busca fazer a sua parte e oferecer o melhor de si, segundo suas habilidades, guiada por um objetivo maior que compreende a todos.

Um movimento que bem poderia ser descrito em forma de “V”, como aquele das aves, porém pelo “V” da Verdade, aquela que, quando acionada, dá exemplos de boa vontade e de um mundo muito melhor.

Foto de Nosso Movimento

Nosso Movimento

Ver mais

Matérias relacionadas

O Exemplo que ensina

Em uma celebração pelo aniversário do Dr. Celso Charuri, doações a instituições foram realizadas em seis países

O Exemplo que ensina

Em uma celebração pelo aniversário do Dr. Celso Charuri, doações a instituições foram realizadas em seis países